sábado, outubro 28, 2006

"Outra vez" (Malu de bicicleta)

Ela saiu para pedalar. Encontrou um final de tarde com o sol se espreguiçando por toda cidade, se esparramando pelo mar. Pedalou acompanhada pela música e por alguns pensamentos.

No meio do caminho, viu mães passeando com seus bebês, o vovô com o cachorro na coleira, senhores batendo ponto no bar, conversa entre amigos e um tira gosto fritado na hora, casais abraçados, outros amassados.

Foi passando incansável, recortada do cenário, quase imperceptível.

Força nas pernas, normalmente tão pouco exigidas. Respira, admira, transpira. Curvas, curvas, curvas, curvas. Desce, venta, acelera, acelera, acelera...

O sol já vem beijar a terra e encosta nas pedras fazendo-as brilhar... A garça, branca e arrepiada, se equilibra sobre duas estacas fincadas no meio do mar.

O vento bate forte neste fim de outubro.

Ela parou. À sua frente, o sol já vem deitando...

Em uma das pedras, ela leu:

“Cristina,

Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter

Te amo

Alex”
.../... /...

Demorou para lembrar da melodia, mas ainda que sem ela as palavras pareceram familiares: lembrança, saudade, amo... Algumas partes da mensagem, incluindo a data, já haviam sido apagadas, tamanho o desgaste causado pelas ondas invejosas.

Ela ficou ali alguns minutos com o sol batendo em seu rosto. Leu e releu meia dúzia de vezes aquelas palavras até que a melodia acabou se intrometendo... Deu as costas para o cenário e voltou assobiando a canção. Alguém chamado “Alex”, mesmo sem saber, tinha conquistado uma companhia para sua lembrança e saudade.


Cenário: 16 horas, praça à beira mar em frente à Igreja, Rua Quintino Bocaiúva, São Francisco, Niterói. Na altura do pôr do sol, onde ele se esparrama sobre o mar e estica um tapete dourado.