quarta-feira, novembro 04, 2009

Back up

É irritante o jeito como as pessoas todas parecem saber exatamente para onde estão indo quando caminham pela rua. No centro da cidade, qualquer cidade, ninguém pára de repente tentando lembrar aonde estava indo quando saiu de casa. Ninguém parece questionar porquê exatamente escolhera se dirigir para este ou aquele lugar. E eu me pergunto isso a cada segundo!
Não atravesso de um lado ao outro da rua sem me questionar diversas vezes: será o melhor caminho? E se fosse melhor andar mais um pouco e atravessar naquela esquina ali da frente? São milhares de perguntas a cada minuto. Minuto? Não mesmo! Acho que a cada 30 segundos. Quer dizer, o tempo médio de um comercial na TV. Assim, enquanto alguém está vendendo um produto, as interrogações se multiplicam entre minhas milhões de sinapses.

***
Hoje fui ao aniversário de uma prima. "Dez anos", ela encheu a boca para dizer. Lembro que, já nessa idade, inúmeras questões existenciais ocupavam meus infantis pensamentos. Os pêlos que cresciam; os seios que não cresciam; as férias que chegavam; as que não passavam; a turma que poderia se desfazer no ano seguinte... Uma tragédia em potencial. Sempre prevista, mas que nunca aconteceu de fato. Na verdade, tratei de me prevenir no ano em que a ameaça se tornou mais forte: mudei de colégio com algumas amigas melhores-amigas-da-vida-inteira-que-quase-nunca-vejo.

Fiquei em pé na porta do quarto da minha prima vendo suas coleguinhas interagirem. Estava intimidada, confesso. Com 20 e alguns, olho para as pequenas de dez e já me refiro a elas como "essa nova geração". O "essa" embute um distanciamento enorme! Sinto mesmo que daqui a alguns anos mais vou olhar para "essa nova geração" com o mesmo olhar de curiosidade e estranhamento que meu pai traz nos olhos quando me observa às vezes. Será que meu professor de sociologia da faculdade tinha razão ao afirmar que aos 20 somos incendiários e aos 40 bombeiros? Nunca quis aceitar essa ideia (não é que tiraram o meu acento?). Ainda queria provocar alguns incêndios por aí... Mas me pedem rigor, método, embasamento teórico... E assim o ímpeto quase vira fumaça se não há uma vitalidade qualquer que promova a combustão.

***
Minha mãe teve seu computador danificado por um vírus. Ela acha que não, mas compreendo a dificuldade e o esforço dela em lidar com algo tão abstrato quanto os códigos da tela azul que fala, num relance, de tal uma infecção expressa por letras e números tão ou mais estranhos que a sequência genética de um gafanhoto.

- Essa mídia não é para mim!

Foi uma constatação injusta com ela mesma. E com 'essa mídia' também. Oh McLuhan! O meio é a mensagem? Oh Aníbal! Oh Técnico de Informática. Todos os santos, venham em meu socorro! Eles atenderam. E acho que após um belíssimo back up minha mãe conseguirá superar seus traumas. As perdas foram mínimas. Aos poucos descobrirá que fazer back up está para o século XXI como a atividade dos monges copistas estava para a Idade Média.
***
De volta ao quarto todo rosa da minha prima de segundo grau e suas melhores-amigas-da-vida-inteira (e não venham me dizer que não tem hífen, pois adquiri limitações para assimilar a nova ortografia).
- Eu vou morar em Londres!
- E eu vou morar em Paris!
Dez anos! É isso mesmo?! Sim. E têm modelos de vida, castelos, planos. Os do meu primo, pai da pequena anfitriã, também estão traçados:
- Não vou trabalhar pr'os outros a vida inteira não! Daqui a uns dez anos, quero abrir minha empresa, com as pessoas trabalhando pr'a mim.

Boa sorte, primo!

As pessoas parecem saber exatamente para onde estão indo quando caminham pela rua... Mas eu herdei o desconforto materno, a sensação de estar constantemente deslocada. Solução: back ups constantes...Ontem mesmo atualizei o meu. E você? Está em dia com o seu?













3 comentários:

Breno disse...

Meu backup é diário, sempre que abro os olhos e percebo que um novo dia está começando.

Gostei do post!

Nicole disse...

Adorei seu blog ! De vez em quando vou dar uma olhada ! Parabéns Prima de 20 e pouco ! Seu blog é bem interessante !

Stephanie disse...

eu nem sempre tenho certza de onde estou indo, certas vezes me assalta a impressão de que estou indo meio ao contrário de onde eu realmente gostaria de estar.

mas quando você resolver marcar esse nosso chá no centro, sei que estarei indo para um lugar onde gostarei de estar. Com pessoas queridas.

resolve uma data aí e para de adiar a diversão, tá. saudade de você.

beijos